Saúde e Sexualidade

A Puberdade dos Homens

Garoto na Puberdade

Você notou o cabelo crescendo em seu corpo onde não havia cabelo antes? Você está tendo dificuldade para cantar essas notas altas na aula de música que costumava ser fácil? Talvez você tenha notado que os meninos ao seu redor começaram a se barbear, e você está se perguntando quando você terá que começar. Bem, você não está sozinho. Todos passam pela puberdade – a transição de ser um adolescente para um adulto.

A puberdade é um tempo de grandes mudanças em seu corpo, mente e vida. Este guia de saúde irá responder a algumas das suas perguntas.

 

O que é a puberdade?

Durante sua adolescência, seu corpo passará por várias mudanças até você se tornar um adulto. Este desenvolvimento do corpo é chamado de puberdade. No início da puberdade você vai notar o cabelo crescendo em torno de seu pênis, sob seus braços, e em seu rosto, peito e pernas. Seus testículos e pênis também estão crescendo. Você pode desenvolver a acne (pimples). Mais tarde na puberdade, você começará a crescer e a sua voz vai começar a mudar e ficar mais baixa.

 

Quantos anos eu terei quando começar a puberdade?

Dê uma olhada em torno de qualquer escola secundária ou júnior. Você vai ver que alguns dos caras já começaram a puberdade. Podem raspar e ter barba, pelos nos braços, ou na parte traseira. Eles podem ter vozes profundas. Outros caras não começaram seu surto de crescimento. Têm pouca ou nenhuma barba em seu rosto. Isso ocorre porque a puberdade começa em momentos diferentes para todos. Pode começar cedo aos 10 anos ou mais velho entre 14 e 15 anos. A maioria dos caras tem algum crescimento de seus testículos lá pelos 12 anos. Este é o primeiro sinal de que a puberdade começou. Uma vez que começa, a maioria dos caras completa o seu desenvolvimento entre 2 e 5 anos.

As meninas começam a puberdade mais cedo e mais rápido do que os meninos. Meninas geralmente começam a crescer 2 anos antes do que os meninos. E é exatamente porque os meninos demoram mais para crescer que eles geralmente acabam mais altos do que as meninas.

 

O que acontece durante a puberdade?

A primeira mudança de corpo é o crescimento de seus testículos. Você pode nem perceber esse crescimento, mas é o primeiro sinal de que seu corpo está começando a entrar na puberdade. Hormônios de uma parte especial do cérebro fazem com que os testículos cresçam. A pele do escroto (o saco que fica por baixo do pênis e contém os testículos) torna-se mais fina e os testículos pendem para baixo. Mais tarde, o pelo pubiano se desenvolve em torno da base do pênis e do escroto. O pênis também começa a ficar maior.

 

O resto do seu corpo:

Enquanto isso, o resto do seu corpo passa por suas próprias mudanças. O cabelo começa a crescer sob seus braços. Mais tarde, a barba começa a crescer em seu rosto, braços, pernas e peito. Seu corpo cresce mais alto e mais musculoso. Você pode experimentar algumas dores em seus braços e pernas devido ao desenvolvimento de seus músculos que esticam para manter seus ossos em crescimento. Sua voz começará a ficar mais profunda. Quando isso acontece, você pode perceber sua voz rouca, mas este problema não vai durar muito tempo.

Você também pode notar inchaço e ternura debaixo de seus mamilos. Alguns caras se preocupam até que esses sintomas são devido ao crescimento de seios ou que algo está errado com eles. O inchaço é causado por hormônios que são liberados durante a puberdade. O inchaço desaparece com o tempo. Se o inchaço não desaparece dentro de um ano ou você está preocupado, você deve consultar o seu médico.

 

Odor corporal:

Mau Cheiro nas Axilas

Você pode notar que seu corpo começou a cheirar diferente, ou cheirar mais, especialmente depois de esportes ou no final do dia. Esta é uma das características comuns da puberdade, e é normal. Ao redor deste tempo você deverá tomar pelo menos 1 banho por dia todos os dias, de Segunda a Segunda, e também usar o desodorante ou anti-transpirante.

 

Acne:

Garoto em um Estado Avançado de Acne

A acne (pimples) é comum durante a puberdade. A acne é causada pelo aumento do óleo da pele e um tipo particular de bactérias que cresce dentro dos poros da pele. A acne pode ser controlada com boa higiene e medicamentos. Esfregar o rosto é algo não recomendado e pode acarretar em um alastramento mais grave da acne.

 

Pensamentos e Sentimentos:

A maioria dos caras tem muitos altos e baixos emocionais durante a puberdade. Você pode achar que se sente triste ou zangado e não sabe por quê. Você pode se sentir mal um momento e feliz em outro. Você pode se sentir preocupado com o que as outras crianças pensam sobre você. E você pode sentir a necessidade de ficar longe de seus pais. Esses sentimentos são uma parte normal da puberdade e vêm e vão em seus primeiros anos de adolescência. Se você se sentir triste, zangado ou deprimido por mais de 2 semanas ou tiver problemas para fazer coisas diárias como ir à escola, você deve conversar com um adulto sobre como está se sentindo. Algumas boas escolhas são seus pais, conselheiro da escola ou médico.

 

O Tabu em Relação ao seu Primeiro Ato Sexual

A GRANDE maioria dos garotos que passam pelos seus primeiros momentos a sós com uma garota, geralmente acaba sofrendo com um problema muito comum conhecido como Ejaculação Precoce. Isso ocorre devido aos altos níveis de testosterona e principalmente a ansiedade.

Esse é um assunto tão crítico que muitos jovens acabam achando que possuem alguma doença sexual, e isso só vai aumentar a sua ansiedade te levando a sofrer com esse problema por longos anos da sua vida. A Ejaculação precoce existe e é algo comum principalmente em um jovem que está descobrindo a sua sexualidade. Portanto fique tranquilo e esse ´´problema“ só vai te afetar nas primeiras relações sexuais.

 

Tempo:

Cada cara passa pela puberdade em seu próprio ritmo. O momento de como seu corpo cresce é determinado principalmente por genes, o que significa que ele é herdado de seus pais. Seu cérebro pode crescer e amadurecer de forma diferente do seu corpo (mais rápido ou mais lento). A má nutrição também pode afetar a puberdade. É por isso que a alimentação saudável é importante. Outras condições médicas crônicas, como a doença de Crohn ou doença de células falciformes também podem afetar o crescimento. Assim, se você não começou a puberdade por volta dos 14 anos, consulte o seu médico para um check-up.

 

Como posso deixar de me sentir envergonhado com o meu corpo?

Lembre-se que a puberdade é uma fase temporária da vida que todo mundo experimenta. Essas rachaduras em sua voz não vão durar e, eventualmente, seu corpo vai chegar a um tamanho natural. Se você está preocupado com seu crescimento e desenvolvimento ou tem dúvidas sobre seu corpo, fale com um adulto em quem confie.